ABUSO DE PODER: PREFEITO CORTA SALÁRIO DE PRESIDENTE DE SINDICATO

Leonardo Bortolin, prefeito de Primavera do Leste corta salário do presidente do Sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato, Juarez Paulo dos Santos, (2018/2021), as eleições sindicais que deveriam ter acontecido no mês de março/21, foram suspensas por decisão judicial em liminar, 3 (três) dias antes da votação devido a ação proposta por uma filiada que perdeu o prazo para inscrição de chapa.

Foto: Internet

Utilizando estatuto revogado, a sindicalizada alegou em juízo que o presidente não respeitou o prazo de 15 (quinze) dias para inscrição de chapas. No entanto, de acordo com o novo estatuto sindical, aprovado em Assembleia em 2019, o prazo para registro de chapas passou a ser de 5 (cinco) dias.

Com a suspensão da eleição, a atual diretoria passou a exercer interinamente o mandato até que seja possível realizar o pleito conforme previsão no Estatuto da Entidade. Porém, a Administração Municipal não reconheceu a prorrogação do mandato da diretoria determinando que o Presidente retornasse imediatamente ao cargo.

No entanto, a Portaria Municipal nº 173/2018 que concedeu o a licença do cargo para desempenho de mandato classista, estabelece que o afastamento é enquanto durar o mandato de Presidente do referido Sindicato. Por sua vez, amparado na Portaria, Juarez Paulo dos Santos, presidente do SINSPP, não retornou ao cargo e teve seus vencimentos cortados pela Administração no mês de outubro.

A atitude de Bortolin, além de não respeitar seu próprio Ato Administrativo (Portaria 167/2018), configura abuso de poder, ato antissindical e obstrução da atividade sindical.

VINGANÇA POLÍTICA

Apesar de Léo Bortolin ter sido eleito e reeleito com apoio de grande parte dos servidores públicos municipais, sempre demonstrou não possuir simpatia com a entidade sindical por não conseguir interferir na entidade, pois possui caráter centralizador.

As rusgas com Juarez se estenderam em 2020, quando no período eleitoral o então adversário de Bortolin, Marcos Fillipi, acompanhado do candidato a vereador Inspetor Adriano, compareceram em uma confraternização dos servidores em comemoração ao Dia do Servidor Público o que foi suficiente para despertar a ira de Bortolin, inclusive expressar publicamente sua aversão ao Presidente Juarez pelo fato. Leonardo Bortolin que tem personalidade centralizadora, não consegue interferir no Sindicato e agindo ardilosamente, tenta a todo custo enfraquecer a organização.

Veja a Portaria nº 173/2018, publicada no Diário Oficial do Município em 10/04/2018, edição nº 1237.